Autorização Portaria nº 3.924 de 2/12/04 em 3/12/04
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
O tecnólogo em Eventos planeja, desenvolve e organiza eventos e projetos socioculturais e corporativos ou de lazer ligados a artes, ciências, turismo ou esportes. Define o orçamento e faz contato com possíveis patrocinadores para obter recursos para a sua realização. Em uma empresa, cuida do planejamento anual de eventos culturais. Pode atuar em hotéis, clubes, centros culturais, ONGs, secretarias da Educação e museus. O profissional também é contratado por agências produtoras de eventos, marketing promocional e comunicação para organizar congressos, feiras e exposições. Nesse caso, cuida de todos os detalhes do evento (recepção dos convidados, buffet, cerimonial etc.). Disciplinas como psicologia aplicada ao lazer, fundamentos da sociologia e lazer esportivo misturam-se com matérias mais gerais, como idiomas, língua portuguesa e redação. As aulas práticas incluem organização de eventos, recreação, marketing e divulgação em produção cultural.
As Atividades Principais
Planeja e organiza eventos sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, corporativos, gastronômicos e turísticos. Realiza a captação de eventos. Elabora projetos de captação de recursos para os diversos tipos de eventos. Aplica e gerencia o cerimonial, protocolo e etiqueta formal. Coordena serviços de entretenimento em eventos. Planeja logística de eventos. Articula a comunicação entre a organização do evento, clientes e patrocinadores. Coordena estratégias
de promoção e vendas de eventos. Desenvolve programas, roteiros e atividades de recreação complementares a eventos. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
O Mercado de Trabalho
Clubes e associações de turismo, esporte, lazer e cultura.
Centros culturais.
Centros de convenções.
Embaixadas e consulados.
Empresas de hospedagem.
Empresas de organização de eventos.
Órgãos públicos de turismo, esportes, lazer e cultura.
Parques temáticos, aquáticos e cruzeiros marítimos.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.